Comemoração

DAF- 90 anos de história

A DAF celebrou seus 90 anos de história em 1º de abril de 2018. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996. Referência em tecnologia atua com as marcas Kenworth e Peterbilt, e se uniu à DAF ampliando sua presença global, tornando-se uma das maiores produtoras de caminhões do mundo.

O que, a princípio, era apenas uma oficina de ferreiro, em 1933 se transformou em uma fábrica de pequenos implementos para, em seguida, começar a produzir caminhões. O estilo arrojado dos irmãos Hub e Wim van Doorne, fundadores da marca, levou a DAF à vanguarda no mercado de caminhões.

Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.

Em 1994, a empresa trouxe o conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto.

A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois. Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte, foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.

Assim, a DAF continua sendo uma das líderes de mercado e alcançando novos territórios em todo o mundo. Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil.

A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo.

Desde a sua chegada, a marca conquistou o seu espaço no mercado com os modelos extrapesado XF105 e o pesado CF85. Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

3 mil caminhões no Brasil

A DAF Caminhões Brasil acaba de produzir o caminhão de número três mil na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná. A unidade foi comercializada pela concessionária DAF Guarulhos para a Transportes Della Volpe, empresa com mais de 60 anos de mercado e reconhecida pelo desenvolvimento de soluções logísticas e de transporte por meio de projetos personalizados.

“A DAF vem crescendo significativamente a cada ano e estamos conquistando nosso espaço entre os tradicionais players do mercado. Já são quase três mil caminhões DAF circulando por todo o Brasil. A entrega de mais um veículo com uma marca histórica é motivo de muito orgulho para todos nós”, diz Luís Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.