A preocupação com o meio ambiente
começou em 2008

Os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com a segurança nas estradas vêm ganhando reconhecimento da sociedade, e em 2020, quando foram concluídos 90 mil quilômetros de podas de árvores, o SINACEG conquistou pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Ambiental. Esta honraria é oferecida às empresas e às personalidades que investem em programas de responsabilidades social e ambiental.

Para ampliar ainda mais o compromisso com o meio ambiente, o SINACEG implantou o DESTINACEG, um plano de reciclagem das carretas inativas, com destinação correta e adequada das carretas descartadas.

O DESTINACEG, além de reduzir o impacto ambiental na região do Grande ABCD, vem reforçar a consciência ecológica e de reciclagem nas estratégias da categoria.

Além do Programa de Poda de Árvores e o do DESTINACEG, o SINACEG tem uma grande preocupação na conservação dos mananciais e córregos que passam nos limites do terreno do Pátio de Apoio, onde ficam estacionadas as carretas dos associados.

Nesse local, foram replantadas quase duas mil mudas nativas da Mata Atlântica, distribuídas em aproximadamente 10 mil metros quadrados (cerca de 10% da área total do pátio), no bairro do Batisitni – São Bernardo do Campo, onde fica o local de apoio e estacionamento de carretas. Foram plantadas mudas das espécies de Ipê rosa, Barbatimão, Babosa, Esquinos, Jatobá, Jequitibá branco, Ipê roxo, Pau de ferro, Cabreúva, Aroeira, Pau formiga, Mirindiba, Sibipiruma, Bauinea, entre outras.